Avaliação de Software Educacional/OA
Avaliador: Adriana
Souza Nascimento de Araújo
Nome do Software Educacional/OA: Build a molecule (livre)
Área de Conhecimento: Ciências: Química
Nível de Ensino: Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio
Objetivos educacionais: Possibilita conhecer os
compostos químicos; proporcionar interação do aluno com o conteúdo
proposto; facilita a compreensão das ligações químicas e permite a
visualização das ligações químicas em 3D.
Classificação:
Construção, jogo, simulação.
REQUISITOS
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Atende
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Atende Parcialmente
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Não Atende
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Não se aplica
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Requisitos de Usabilidade
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1.
A linguagem é adequada ao
público alvo definido e ao nível de ensino a que se refere.
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X
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2.
É atrativo, envolvendo e cativando o aluno em sua utilização.
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X
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3.
São usadas múltiplas
mídias (imagens, animações, vídeos, música etc).
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X
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4.
O tema é apresentado de
forma lúdica e explora uma metáfora esclarecedora para o aluno.
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X
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5.
Permite e incentiva a
crescente autonomia e o envolvimento do aluno.
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X
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6.
O aluno consegue interagir
com o programa facilmente.
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X
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7.
Existe interação com
outros usuários.
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X
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8.
Promove a criatividade
(podem existem vários caminhos/ respostas/ soluções).
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X
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9.
O tempo de cada ação é
adequado. Existe a possibilidade de repetição. As etapas não são exaustivas.
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X
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10.
As regras são coerentes e
estão de acordo com o mundo imaginário proposto.
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X
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11.
O nível de concentração
exigido está de acordo com o público do jogo.
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X
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Requisitos Pedagógicos
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12.
O conteúdo é coerente e
contextualizado com a área e o nível de ensino propostos.
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X
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13.
O grau de dificuldade é
variável, podendo ser definido pelo aluno ou passando de níveis de
dificuldade menor para maiores, de acordo com os avanços obtidos.
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X
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14.
Aborda os conteúdos de
forma a facilitar o aprendizado.
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X
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15.
Oferece feedbacks
construtivos, permitindo ao aluno identificar claramente quando acertou e
repensar suas ideias e estratégias quando não forem bem sucedidas.
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X
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16.
É dado algum incentivo ou
premiação ao se atingir certos marcos, a fim de motivar o aluno.
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X
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17.
Faz referência ao universo
cotidiano dos alunos, em uma perspectiva de formação e de cidadania.
|
X
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Análise Geral
do Software Educacional/OA, Considerações e Sugestões de Melhorias
A fim de que haja interação e motivação para manuseio do software é necessário o
conteúdo já ter sido apresentado ao aluno. É de fácil compreensão, porém observamos que nem todos nomes dos compostos foram traduzidos.
Para alcance de outros objetivos pedagógicos, sentimos
falta dos feedbacks construtivos, pois só aparece uma figura do rosto feliz permitindo
ao aluno identificar claramente quando acertou.
A visualização em 3D possibilita a compreensão
da ligação química, contribuindo para expandir o conhecimento do aluno e
repensar suas ideias; notamos que a falta do áudio torna um software com poucas estratégias
para garantir no aluno a motivação para continuar pesquisando o aplicativo.
Sugestões:
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