segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Avaliação de Software Educacional/OA

Avaliação de Software Educacional/OA

Avaliador: Adriana Souza Nascimento de Araújo
Nome do Software Educacional/OA: Build a molecule (livre)
Área de Conhecimento: Ciências: Química
Nível de Ensino: Anos Finais do  Ensino Fundamental, Ensino Médio
Objetivos educacionais:  Possibilita conhecer os compostos químicos; proporcionar interação do aluno com o conteúdo proposto;  facilita a compreensão  das ligações químicas e permite a visualização das ligações químicas em 3D.
Classificação: Construção, jogo, simulação.


REQUISITOS
Atende
Atende Parcialmente
Não Atende
Não se aplica
Requisitos de Usabilidade
1.  A linguagem é adequada ao público alvo definido e ao nível de ensino a que se refere.
X



2.  É atrativo, envolvendo e cativando o aluno em sua utilização.
X



3.  São usadas múltiplas mídias (imagens, animações, vídeos, música etc).

X


4.  O tema é apresentado de forma lúdica e explora uma metáfora esclarecedora para o aluno.
X



5.  Permite e incentiva a crescente autonomia e o envolvimento do aluno.

X


6.  O aluno consegue interagir com o programa facilmente.
X



7.  Existe interação com outros usuários.



X
8.  Promove a criatividade (podem existem vários caminhos/ respostas/ soluções).

X


9.  O tempo de cada ação é adequado. Existe a possibilidade de repetição. As etapas não são exaustivas.

X


10.   As regras são coerentes e estão de acordo com o mundo imaginário proposto.



X
11.   O nível de concentração exigido está de acordo com o público do jogo.
X



Requisitos Pedagógicos
12.   O conteúdo é coerente e contextualizado com a área e o nível de ensino propostos.
X



13.   O grau de dificuldade é variável, podendo ser definido pelo aluno ou passando de níveis de dificuldade menor para maiores, de acordo com os avanços obtidos.

X



14.   Aborda os conteúdos de forma a facilitar o aprendizado.
X



15.   Oferece feedbacks construtivos, permitindo ao aluno identificar claramente quando acertou e repensar suas ideias e estratégias quando não forem bem sucedidas.



X

16.   É dado algum incentivo ou premiação ao se atingir certos marcos, a fim de motivar o aluno.

X


17.   Faz referência ao universo cotidiano dos alunos, em uma perspectiva de formação e de cidadania.


X

Análise Geral do Software Educacional/OA, Considerações e Sugestões de Melhorias


A fim de que haja  interação e motivação  para manuseio do software é necessário o conteúdo já ter sido apresentado ao aluno. É de fácil compreensão,    porém observamos que nem todos  nomes dos compostos foram traduzidos.

Para alcance de outros objetivos pedagógicos, sentimos falta dos feedbacks construtivos, pois só aparece uma figura do rosto feliz permitindo ao aluno identificar claramente quando acertou.

A visualização em 3D possibilita a compreensão da ligação química, contribuindo para expandir o conhecimento do aluno e repensar suas ideias; notamos que a falta do áudio   torna um software com poucas estratégias para garantir no aluno a motivação para continuar pesquisando o  aplicativo.

Sugestões:
  • O software seria exponencialmente melhor caso fizesse uma relação entre os compostos químicos e o cotidiano dos usuários, explicitando suas aplicações, utilidade, características, propriedades e presença na natureza.
  • Poderia ser criado um mecanismo de interação com outros usuários em relação construções das ligações químicas.













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