Uso das tecnologias


Nome 1 - Adriana Souza Nascimento de Araujo

Nome 2- Gissely do Nascimento Abranches

TEXTO COLETIVO E COLABORATIVO 


CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO


A cibercultura está estabelecida na sociedade, transformando e modificando os meios de comunicação utilizados na educação, apresentando novas maneiras de disseminar o processo de ensino e aprendizagem. O ciberespaço reuni todo volume de informações onde cada um passa a ter a responsabilidade de partilhar os conhecimentos dando significados diferentes com todos os recursos que a internet, as comunidades virtuais e a inteligência coletiva oferecem.

A educação sofreu modificações com a cibercultura, as instituições de ensino estão se utilizando os mais diversos recursos tecnológicos, estruturando-se na internet, buscando os ambientes virtuais para torná-las inseridas nesse novo cenário estabelecido diante do mundo virtual.

As instituições de ensino estão desenvolvendo atividades administrativas e pedagógicas nos ambientes virtuais nos cursos presenciais e à distância, repensado os seus projetos ensino pedagógicos anteriormente utilizados. Buscando integração através das mídias e recursos interativos, possibilitando a todos os agentes envolvidos (educadores e educandos), a utilização dos ambientes de acordo com a necessidade de cada um (horário flexíveis e local de ensino).

Segundo Levy, “A cibercultura aponta para uma civilização da telepresença generalizada”.
Representa uma universalidade sem totalidade interage diretamente com o ciberespaço, fazendo um link com todas as técnicas, o qual se deve o crescimento orientado por interconexões, comunicações com inteligência coletiva de forma colaborativa entre os seres humanos. A qual abrange toda a diversidade, das quais se alimentam do universo de informações permitindo a amplificação, exteriorização; que se modificam com interlocução das funções cognitivas dos seres humanos, tais como o raciocínio, memoria e a imaginação.

Nas atividades de apoio ao ensino foram introduzidos imagens, sons, vídeos e software, complementando os tradicionais textos. Com isso o professor passa a ter uma postura de mediação no processo educacional auxiliando a utilizar adequadamente o ambiente virtual na aprendizagem. Inicia ai o processo da inteligência coletiva, todos participam, questionam, indagam e acessam novas tecnologias para ampliar o coletivo das informações, expandindo assim as comunidades virtuais, as quais ganham mais força diante de pontos de vistas diferenciados, manifestação de interesses e gostos. A comunicação no ciberespaço é sem fronteiras.

Toda esta possibilidade de interconexão entre o ser humano e a máquina parte da internet, de acordo o estudo do mapa conceitual recebe a classificada em três gerações: 1.0 , 2.0 ( inicia grande evolução, com interação entre os sujeitos) e na 3.0 web semântica aqui estabelecida como todo conhecimento do sujeito que está sendo pesquisando. “Não somente cada palavra transforma, pela ativação que propaga ao longo de certas vias, o estado de excitação da rede semântica, mas também contribui para construir ou remodelar a própria topologia da rede ou a composição de seus nós (...). A imensa rede associativa que constitui nosso universo mental encontra-se em metamorfose permanente “(LÉVY, 1999, p.24).

Com isto observamos que no ciberespaço é tudo virtual o é algo que perpassa do campo teórico todos ligados ao conhecimento, produzem conhecimento e se modificam e se refazem seus conceitos, a coletividade na discussão, não existe separação e nem barreiras. Sem começo e sem fim. A conexão é imediata, vamos aumentando a universalidade sem totalidade.
[...] o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas: memória (bancos de dados, hiperdocumentos, arquivos digitais de todos os tipos), imaginação (simulações), percepção (sensores digitais, telepresença, realidades virtuais), raciocínios (inteligência artificial, modelização de fenômenos complexos) (LÉVY, 1999, p.157).
Nos tempos atuais o que está no Japão tem acesso ao individuo que está no Brasil. O ciberespaço existe a partir da cibercultura, na interação, na conquista e no crescimento contínuo a partir das comunidade entre os diferentes grupos, o que se dá a com a inteligência coletiva por parte da conexão da internet, não há limites, somos imediatos, estamos conquistando e se constituindo neste espaço virtual.



REFERÊNCIAS:
Como utilizar a Internet na educação. < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-19651997000200006&script=sci_arttext> Acesso em 29/07/2015 às 22:54

ISOTANI, S., RIICHIRO, M., BITTENCOURT, I., COSTA, E. Estado da arte em web semântica e web 2.0: Potencialidades e Tendências da Nova Geração de Ambientes de Ensino na Internet. Revista Brasileira de Informática na Educação, volume 17,
número 1, [s.n]: [s.l.], 2009.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1998.

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