Nome 1 - Adriana Souza Nascimento de Araujo
Nome
2- Gissely do Nascimento Abranches
TEXTO
COLETIVO E COLABORATIVO
CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO
A cibercultura está estabelecida na sociedade, transformando e modificando os meios de comunicação utilizados na educação, apresentando novas maneiras de disseminar o processo de ensino e aprendizagem. O ciberespaço reuni todo volume de informações onde cada um passa a ter a responsabilidade de partilhar os conhecimentos dando significados diferentes com todos os recursos que a internet, as comunidades virtuais e a inteligência coletiva oferecem.
A
educação sofreu modificações com a cibercultura, as instituições
de ensino estão se utilizando os mais diversos recursos
tecnológicos, estruturando-se na internet, buscando os ambientes
virtuais para torná-las inseridas nesse novo cenário estabelecido
diante do mundo virtual.
As
instituições de ensino estão desenvolvendo atividades
administrativas e pedagógicas nos ambientes virtuais nos cursos
presenciais e à distância, repensado os seus projetos ensino
pedagógicos anteriormente utilizados. Buscando integração através
das mídias e recursos interativos, possibilitando a todos os agentes
envolvidos (educadores e educandos), a utilização dos ambientes de
acordo com a necessidade de cada um (horário flexíveis e local de
ensino).
Segundo
Levy, “A cibercultura aponta para uma civilização da telepresença
generalizada”.
Representa
uma universalidade sem totalidade interage diretamente com o
ciberespaço, fazendo um link com todas as técnicas, o qual se deve
o crescimento orientado por interconexões, comunicações com
inteligência coletiva de forma colaborativa entre os seres humanos.
A qual abrange toda a diversidade, das quais se alimentam do universo
de informações permitindo a amplificação, exteriorização; que
se modificam com interlocução das funções cognitivas dos seres
humanos, tais como o raciocínio, memoria e a imaginação.
Nas
atividades de apoio ao ensino foram introduzidos imagens, sons,
vídeos e software, complementando os tradicionais textos. Com isso o
professor passa a ter uma postura de mediação no processo
educacional auxiliando a utilizar adequadamente o ambiente virtual na
aprendizagem. Inicia ai o processo da inteligência coletiva, todos
participam, questionam, indagam e acessam novas tecnologias para
ampliar o coletivo das informações, expandindo assim as comunidades
virtuais, as quais ganham mais força diante de pontos de vistas
diferenciados, manifestação de interesses e gostos. A comunicação
no ciberespaço é sem fronteiras.
Toda
esta possibilidade de interconexão entre o ser humano e a máquina
parte da internet, de acordo o estudo do mapa conceitual recebe a
classificada em três gerações: 1.0 , 2.0 ( inicia grande
evolução, com interação entre os sujeitos) e na 3.0 web
semântica aqui estabelecida como todo conhecimento do sujeito que
está sendo pesquisando. “Não somente cada palavra transforma,
pela ativação que propaga ao longo de certas vias, o estado de
excitação da rede semântica, mas também contribui para construir
ou remodelar a própria topologia da rede ou a composição de seus
nós (...). A imensa rede associativa que constitui nosso universo
mental encontra-se em metamorfose permanente “(LÉVY, 1999, p.24).
Com
isto observamos que no ciberespaço é tudo virtual o é algo que
perpassa do campo teórico todos ligados ao conhecimento, produzem
conhecimento e se modificam e se refazem seus conceitos, a
coletividade na discussão, não existe separação e nem barreiras.
Sem começo e sem fim. A conexão é imediata, vamos aumentando a
universalidade sem totalidade.
[...] o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas: memória (bancos de dados, hiperdocumentos, arquivos digitais de todos os tipos), imaginação (simulações), percepção (sensores digitais, telepresença, realidades virtuais), raciocínios (inteligência artificial, modelização de fenômenos complexos) (LÉVY, 1999, p.157).
REFERÊNCIAS:
Como
utilizar a Internet na educação. <
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-19651997000200006&script=sci_arttext>
Acesso em 29/07/2015 às 22:54
ISOTANI,
S., RIICHIRO, M., BITTENCOURT, I., COSTA, E. Estado da arte em web
semântica e web 2.0: Potencialidades e Tendências da Nova Geração
de Ambientes de Ensino na Internet. Revista Brasileira de Informática
na Educação, volume 17,
número
1, [s.n]: [s.l.], 2009.
LÉVY,
P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1998.
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